segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Marketing é uma função gerencial? Um processo social? Uma orientaçao a administração?

Penso eu que qualquer uma destas defininições é correta. Se o objetivo de qualquer empresa, instituição, loja ou o que quer que seja que lide com clientes é a satisfação dele e seu desejo de consumir seus produtos esteja em primeiro lugar, logo todas as funções relativas a marketing tornam-se essenciais no processo.
As primeiras coisas a serem definidas em qualquer planejamento é quem são seus consumidores e qual exatamente é seu mercado-alvo. Isto é um processo de marketing servindo como uma função gerencial, como uma orientação.
Segundo KOTLER e KELLER, 2006 Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Logo temos uma definição perfeita de que marketing também é um processo social. Obvio, se lida com pessoas, é social, mas eu diria que é a mais social de todas. Uma grande ação para atingir uma grande parcela da população com gostos e costumes diferentes é um bom exemplo disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário